Outubro Rosa: cristãos e a sensibilização sobre o câncer de mama

Ore pelas vítimas de câncer. Confira os materiais do Instituto Nacional de Câncer, como cartilhas e vídeos que podem ser levados para grupos e igrejas. 
Câncer de mama: vamos falar sobre isso? Como cristãos, devemos cuidar da nossa saúde e do corpo que o Senhor nos deu. Por isso, confira as informações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama nesse Outubro Rosa.

Em 2018, a campanha do Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A campanha Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos nos anos 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019.

Assine o Blesss

Informar-se, consultar o médico com regularidade e ter o costume de fazer o autoexame são práticas que podem ajudar na detecção precoce, garantir um tratamento menos agressivo, evitar complicações e a morte. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticados e tratados logo no início.

É importante lembrar que a doença também pode atingir homens, apesar das estatísticas informarem que apenas 1% dos casos são diagnosticados neles.

Como enfrentar o câncer de mama

O tratamento para câncer de mama é possível, e o Ministério da Saúde oferece atendimento e exames gratuitos para todas as idades por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar

Sinais e sintomas do Câncer de mama

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Como o cristão pode se engajar na campanha Outubro Rosa

“Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem, assim como vai bem a sua alma.” – 3 João 1:2

Como cristãos, devemos cuidar da nossa saúde e do corpo que o Senhor nos deu. Por isso, repasse as informações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama para irmãs e amigas.

Confira também os materiais do Instituto Nacional de Câncer, como cartilhas e vídeos que podem ser levados para grupos e igrejas.

Participe também orando por todas as pessoas que sofrem com o câncer de mama.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comentários do Facebook