Sessão especial na Câmara Municipal de CG comemora o Dia da Bíblia

Lideranças e membros de dezenas de ministérios e entidades cristãs com atuaçao na Rainha da Borborema prestigiaram a solenidade

Momento da execução do hino nacional e do hino de Campina Grande. Em seguida houve o momento de oração com o pastor Gilson Ferreira [Foto: VINACC]

A Câmara Municipal de Campina Grande, “Casa de Félix Araújo”, realizou sessão especial na noite desta quarta-feira (5/12) em comemoração do Dia da Bíblia, comemorado no Brasil no segundo domingo de dezembro. Pastores e lideranças de dezenas de ministérios com atuação na cidade prestigiaram a solenidade.

A propositura para a realização da referida sessão especial foi de autoria do vereador-pastor, Luciano Breno, com aprovação dos demais parlamentares campinenses.

Assine o Blesss

Pastores, presbíteros, evangelistas e missionários representando os mais diversos ministérios com atuação em Campina Grande e Região Metropolitana; e representantes de entidades cristãs, marcaram presenças, como o secretário Regional Nordeste da Sociedade Bíblica do Brasil, pastor Reuel Klayber (Recife -PE); diretor executivo da VINACC, Euder Faber Guedes Ferreira; diretor da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (AnaJure), advogado Ênio Pereira; diretor dos Gideões Internacionais, pastor Raimundo Moreira, além dos membros do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil, como o presidente, David Araújo, Geraldo Máximo e Marcos Fróes, entre outros.

Ao usar da palavra, Luciano Breno, agradeceu a todos os presentes, inicialmente aos vereadores Saulo Noronha, João Dantas e Alexandre Pereira da Silva. Em seguida falou da importância da sessão.

Sessão especial contou a com presença de lideranças evangélicas de vários ministérios com atuação em Campina Grande [Foto: VINACC]
“Pra mim essa sessão é um momento importante para exaltarmos a Palavra de Deus e mostrar que ela é a única que consegue tirar, por exemplo, quem está nas drogas e transformá-lo em um homem de bem; a meretriz numa mulher de bem. Essa mesma palavra vai além da medicina, pois muitos que chegaram a ser desenganados por médicos foram curados”, lembrou o pastor Luciano Breno.

PREGAÇAO DA PALAVRA

Escolhido para fazer a reflexão sobre a Palavra de Deus, o pastor Calvino Rocha, da Igreja Presbiteriana, leu o texto de Josué 1:1-9. Em seguida, ele afirmou que o personagem que dá nome ao livro era um homem de grande fé, firmeza de caráter e coragem. “Foi este homem que, depois de 40 anos peregrinando pelo deserto sob a liderança de Moisés, foi chamado por Deus para liderar o povo hebreu que estava prestes a conquistar Canaã, significa dizer que Josué não teria vida fácil, antes, ele teria enormes desafios pela frente”. E os citou:

1 – Josué teria que substituir o grande Moisés, um homem que nas últimas quatro décadas liderou o povo do Egito até as portas de Canaã – 1.1-2; 2. Josué teria que conduzir um povo teimoso – 1.2; e 3. Josué teria que conquistar a Terra da Promessa – 1.2-4.

De acordo com Calvino Rocha, as palavras de encorajamento do Senhor dirigidas a Josué, deveriam ser suficientes para prepará-lo para lidar com os desafios que teria pela frente, no entanto, o Senhor acrescentou um elemento indispensável para o sucesso daquela empreitada, Josué deveria reger a sua vida pela Palavra de Deus.

Todavia, o preletor destacou três orientações dada pelo Senhor que deveriam nortear a vida de Josué:

I – JOSUÉ DEVERIA MEDITAR NA LEI DO SENHOR – 8
II – JOSUÉ DEVEREIA OBEDECR A PALAVRA DE DEUS – 7-8
III – JOSUÉ DEVERIA FALAR A E DA PALAVRA DE DEUS – 8

“Como vimos, Josué teria enormes desafios pela frente, mas ele não poderia enfrentá-los de qualquer maneira, tomando por base somente a sua experiência como comandante ao lado de Moisés, nem o seu MBA no deserto, nem o seu mestrado, doutorado e pós-doutorado durante os 40 anos de peregrinação, antes, ele deveria fazer da Palavra de Deus a sua única regra de fé e prática: Meditar na Palavra de Deus; viver segundo a Palavra; e ensinar a Palavra”.

“Aprendo com Josué que se quisermos ser relevantes em nossa geração e ter uma vida espiritual mais profunda e consistente devemos: Separar tempo para orar; separar tempo para ler a Bíblia; separar tempo para meditar na Palavra; separar tempo para estudar a Palavra; se comprometa a viver segundo a Palavra”, disse Calvino, desafiando os líderes presentes a incluir a Palavra de Deus em sua dieta, e faça dela o seu norte para a glória de Deus.

BÍBLIA EM VERSO

O pastor e poeta, Geraldo Máximo Elias, falou da Bíblia em versos, despertando a atenção no público. Em um trecho da poesia, baseada no Salmo 23, ele disse: “Quem canta, seus males espanta; esse é um conhecido adágio popular; na vida do povo de Deus vemos essa clara realidade se confirmar; o livro de salmos é uma prova que no louvor a fé se renova e que devemos a Deus louvar”.

O advogado, Ênio Pereira, diretor da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), usou da palavra para falar inicialmente sobre a entidade. Lembrou que a AnaJure nasceu em Campina Grande no ano 2007, graças a visão do pastor Euder Faber, que visualizou essa necessidades e hoje a entidade está presente em 20 estados. Em seguida felicitou a “Casa de Félix Araújo”, parabenizando-a na pessoa do vereador Luciano Breno e demais vereadores presentes.

Sobre a Bíblia, Ênio Pereira enfatizou a transformação de vidas ao longo dos anos; que tem transpassado eras, gerações e as mais diversas perseguições imagináveis e que tem se mantido como o livro mais lido em todo o Mundo.

O pastor Euder afirmou que a Bíblia é impactante, porém o mais improtante será quando as pessoas olharem para os evangélicos e ver os ensinos das Escrituras vividos por cada um dos crentes de nossa cidade [Foto: VINACC]
VINACC

Em seguida ficou a vez do diretor executivo da VINACC e coordenador geral do Encontro Para a Consciência Cristã, Euder Faber Guedes Ferreira, falar da Tribuna. Ele leu o texto do evangelista João, capitulo 17, versículo 17, para enaltecer a importância da Bíblia, lembrando que a ela é o livro mais editado e mais vendido no Mundo. Isto, segundo ele, tem a grande contribuição da Reforma Protestante que colocou as Escrituras no seu devido lugar:  Sola Scriptura, ou seja, somente a Palavra.

“Se hoje temos a Bíblia nas mãos, devemos isso à Reforma Protestante, pois, anteriormente só quem tinha acesso às Escrituras era o clero”, destacou Euder Faber.

Ao final de sua fala, o representante da VINACC elogiou o vereador Luciano Breno pela ideia de distribuir bíblias em massa em Campina Grande, o que será impactante.

“Mas, o mais impactante vai ser quando as pessoas olharem para nós e ver os ensinos das Escrituras vividos por cada um dos crentes desta cidade, que eram cerca de 100 mil, conforme o Censo de 2010 e que hoje já são mais de 30 por cento da população que se diz evangélica”, destacou o pastor Euder Faber.

Em seguida foi a vez dos vereadores Alexandre do Sindicato e João Dantas usarem a palavra da Tribuna.

Todos que foram à Câmara Municipal tiverama atenção especial à ministração da Palavra de Deus pelo pastor Calvino Rocha [Foto: VINACC]
Alexandre corroborou com Luciano Breno quanto à realizaçao de um grande evento ao final de cada ano. Sobre a comemoração do Dia da Bíblia, quando se tinha um grupo bem menor de crentes na cidade, o edil lembrou nomes como Gerson Barbosa, Pedro Bezerra, Francisco Pacheco de Brito,  que celebravam o Dia da Bíblia, com carreata, banda de música em cima de um caminhão; e depois, com muito sol por trás do “Cantinho do Paz” e “todos, felizes, pois, para nós, o mais importante era comemorar o Dia da Bíblia, a Palavra de Deus, que conforta e transforma o cidadão. E hoje sentimos falta daqueles momentos”, destacou Alexandre do Sindicato.

Por sua vez, o vereador João Dantas enfatizou a importância da Bíblia na vida das pessoas, sendo ele um exemplo disso, “pois, através de uma oração, fui curado de uma bursite aguda no braço esquerdo e hoje, muitos anos depois, não sinto mais nada”.

Como poeta popular, cordelista e dramaturgo, João Dantas reconheceu a dificuldade que se tem para convencer os intelectuais  (filósofo, escritor, romancista) quanto a existência de Deus e que Jesus, seu filho, veio a este mundo para mudar os destinos desta humanidade e que derramou seu sangue na cruz, foi humilhado, mas com o objetivo de salvar o pecador.

O secretário da Sociedade Bíblica do Brasil, Reuel Klayber, parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa, através do vereador Luciano Breno. Em seguida, fez pequeno relato sobre a Bíblia e o trabalho de edição e distribuição em diversas línguas. Ele disse que existem mais de sete mil línguas no Mundo, porém a Bíblia completa está traduzida apenas para 480 línguas, enquanto que o Novo Testamento foi traduzido para pouco mais de duas mil línguas.

“E a missão da Sociedade Bíblica do Brasil é levar a Bíblia a todas as pessoas. Por isso temos muitos programas de impactos sociais como Bíblia no presídio, Bíblia nas escolas, Bíblia para pessoas com deficiência visual. E a SBB produz e distribui esse material gratuitamente”, ressaltou Reuel Klayber.

O jovem pastor Wallyson Araújo, representando o Verbo da Vida, citou o texto de João 13:34 para afirmar que Jesus Cristo veio pregar o amor. “E como discípulos, temos que ser parecido com Cristo”.

Em seguida, ele ressaltou a importância da unidade da igreja, lembrando que a placa denominacional não é maior que a Palavra de Deus.

“E que, se alguém quer interpretar as Sagradas Escrituras a corretamente, tem que olhar para Jesus, padrão de vida e de amor para todos nós”, disse o jovem pastor.

Por último, o pastor Raimundo Moreira falou em nome dos Gideões Internacionais do Brasil em Campina Grande. Destacou o trabalho realizado pelos Gideões, já tendo distribuído mais de 200 milhões de literaturas somente no Brasil. No Mundo, a instituição já distribuiu mais de duzentos milhões de bíblias em 107 línguas. E agradeceu a todos os colaboradores para que esse trabalho seja realizado, especialmente aos pastores que cedem pessoas para trabalhar nesse ministério.

Ao final da sessão, foi servido um farto coffee-black a todos os convidados.

Por: Gomes Silva
Redação: Visão Cristã

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comentários do Facebook