Teólogo da Assembleia de Deus morre no RJ aos 91 anos

Pastor Antônio Gilberto era uma referência na área de Escola Bíblica Dominical. Ele integrou o Conselho Mundial de Evangelismo do Congresso de Lausanne, na Suíça

Pastor Antônio Gilberto era formado em Teologia, Letras e Pedagogia e obteve seu mestrado em Educação pela Universidade Biola, nos Estados Unidos [Foto: Google Imagens]

A Igreja Assembleia de Deus perdeu um de seus principais teólogos: Pastor e escritor Antônio Gilberto, considerado uma referência na área de Escola Dominical. Ele faleceu nesta segunda-feira (30/07), no Rio de Janeiro (RJ), causando surpresa a todos os irmãos que o acompanhavam no dia a dia. O sepultamento será nesta terça-feira, às 15h, no Cemitério Memorial do Rio.

Nascido na cidade de Várzea, no Estado do Rio Grande do Norte no dia 7 de junho de 1927, Antônio Gilberto converteu-se a Cristo aos 14 anos de idade por meio da evangelização do próprio irmão, José Apolônio da Silva, que se tornaria também pastor nas Assembleias de Deus como ele.

Assine o Blesss

Em 1948, ele ingressou na Marinha do Brasil e no mesmo ano foi transferido para o Rio de Janeiro, onde se casou em 1953 com Iolanda Valente da Silva. Desta união nasceram quatro filhos: Isaque, Ismael, Gil e Ismar.

FORMAÇÃO
Pastor Antônio Gilberto era formado em Teologia, Letras e Pedagogia e obteve seu mestrado em Educação pela Universidade Biola, nos Estados Unidos, tornando-se, assim, um profundo conhecedor dos idiomas bíblicos hebraico e grego.

Ele deixa um histórico de vida positivo a ser seguido. Sua idade não tirava o ânimo para escrever nem de pregar a Palavra de Deus e muito menos para instruir milhares de professores de escolas bíblicas espalhados por este Brasil a fora através de literaturas que se tornaram best-sellers, como “Manual de Escola Dominical”, “A Bíblia Através dos Séculos”, “Escatologia Bíblica”, “Daniel e o Apocalipse”.

Antônio Gilberto se destacou como educador, jornalista, teólogo e articulista de vários periódicos evangélicos. Ocupou cargo na diretoria da Global University nos Estados Unidos e autor dos diversos livros mestre em teologia, utilizados hoje por vários ministérios, sobretudo pela Igreja Assembleia de Deus.

Foi professor do Instituto Bíblico Pentecostal (IBP) de 1962 e 2º vice-presidente da instituição. Ele fundou o Curso de Aperfeiçoamento de Escola Dominical (CAPED) em 1974, a pedido do Conselho Administrativo da CPAD. Foi ordenado pastor em 1976, mesmo ano que foi convidado pelo missionário norte-americano Bernhard Johnson para fazer parte do projeto da Escola de Ensino Teológico das Assembleias de Deus, a EETAD.

Pastor Gilberto foi membro do Conselho Mundial de Evangelismo do Congresso de Lausanne, na Suíça, e era membro da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil, além de membro da diretoria da Global University, nos Estados Unidos, desde 1999. Foi diretor de Publicações da CPAD de 1989 a 1992, época em que começou a trabalhar como editor da Bíblia de Estudo Pentecostal, lançada em 1995, se tornando a Bíblia de estudo mais vendida no Brasil até hoje.

VELÓRIO
De acordo com a assessoria da AD, o corpo do pastor Antônio Gilberto está sendo velado na Assembleia de Deus Ministério de Cordovil, onde fiéis, amigos e familiares estão se despedindo do pastor.

Informou ainda que o sepultamento está marcado para acontecer nesta terça (31) no Cemitério Memorial do Rio às 15h.

Por: Gomes Silva
Redação: Visão Cristã
Com informação da cpadnews

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comentários do Facebook